sábado, 23 de janeiro de 2010

Ronaldo 2010

Ronaldo 2010

O que esperar de Ronaldo em 2010? Ele vai emagrecer e ficar fininho para fazer bonito na Libertadores e no centenário do Corinthians? Será poupado no Campeonato Paulista para jogar só o torneio continental? O Fenômeno sabe da pressão que pode sofrer caso o clube não feche o ano com glórias? E qual vai ser o reflexo em seu ânimo durante a temporada se Dunga não convocá-lo para ir à Copa da África?

PLACAR foi atrás dessas e de outras respostas. Ouviu o trio que cuida do físico do atacante (o fisioterapeuta Bruno Mazzioti, o preparador físico Walmir Cruz e o fisiologista Daniel Leite Portella), o presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Romeu Krause, além do agente do Fenômeno, Fabiano Farah, e de Andrés Sanchez. Eles avaliaram o desempenho de Ronaldo em seu primeiro ano no Corinthians e tiraram nove dúvidas que martelam a cabeça do torcedor.

O presidente corintiano é taxativo: o Fenômeno entrará na linha e será arma letal na Libertadores. A certeza vem de uma conversa, na base do olho no olho. "Ronaldo vai jogar mais do que jogou no primeiro semestre de 2009. Vai estar mais magro, assumiu esse compromisso moral comigo. E tem mais: mesmo gordo ele joga mais que os outros", diz Andrés.

Curiosamente, os encarregados de fazer Ronaldo treinar são bem menos exigentes em relação ao físico do craque. Pela expectativa deles, a barriga do atacante não deve sumir em 2010. Veja a seguir a justificativa pitoresca para isso e descubra como vai ser o centenário. Mate sua curiosidade sobre o Fenômeno.

1. Ronaldo vai emagrecer para o centenário?

Quem espera ver em 2010 um Ronaldo mais fininho que na temporada passada pode se decepcionar. Não que a hipótese de ele emagrecer esteja descartada. Ela só não é uma obrigação. Pelo contrário, a comissão técnica corintiana quer transformá-lo num exemplo de que craque desequilibra mesmo sem parecer um atleta."A estética não importa, o que vale é o desempenho", afirma Bruno Mazzioti, fisioterapeuta do Corinthians. O visual de Ronaldo desejado pela comissão técnica é o mesmo que ele tinha quando chegou às finais da Copa do Brasil, com 90% de suas condições físicas. Por isso, foi passada uma cartilha para o Fenômeno seguir nas férias. A expectativa, porém, é que ele retorne na mesma forma em que estava no fim de 2009.

2. Ele terminou o ano com mais de 100 quilos?

"Ele não está com 106 quilos, nem 101, longe disso. Se estivesse, não conseguiria jogar, não teria feito os gols que fez nem dado as arrancadas que deu", afirma o fisiologista Daniel Leite Portella. De acordo com ele, Ronaldo tem um físico privilegiado. "Você vê no basquete o LeBron James. Ele é imenso de forte, pesado, mas é muito ágil", diz. No entanto, são os próprios cartolas corintianos que afirmam que Ronaldo atingiu os três dígitos na balança. E demonstram irritação com o fato de o camisa 9 não entrar em forma. A comissão técnica, por sua vez, não revela o peso do atleta.

Meta da comissão técnica é que Ronaldo esteja com a mesma forma que tinha nas finais da Copa do brasil

3. Por que o Fenômeno não perde a barriga?

Para a comissão técnica do Corinthians, não há nada errado com o físico do Fenômeno. Mazzioti tem uma explicação curiosa para a barriga de Ronaldo. "A postura dele causa uma protrusão da parede abdominal. Sua coluna é projetada para a frente. É genético", diz. "Chama-se estômago alto", afirma o preparador físico Walmir Cruz. Essas justificativas não convencem o presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Romeu Krause. "É história. Por que então ele não tinha barriga antes? A postura das pessoas só muda após os 50 anos", diz.

4. Ronaldo desistiu de ir à Copa depois de Dunga dizer que sua convocação é difícil?

Quem convive com Ronaldo sabe que o técnico da seleção brasileira só o motivou ao praticamente descartar sua convocação. Essa crença vem do histórico do jogador, que já ressurgiu das cinzas três vezes. "Quando ele chegou ao Corinthians, falavam que era só uma jogada de marketing. E deu no que deu. Ele é movido a desafios, e a seleção é um dos maiores", afirma Cruz. Ninguém na comissão técnica corintiana conhece tanto Ronaldo como Mazzioti. Ele aposta, bem ao estilo do Fenômeno, que o amigo vai deixar Dunga em apuros com boas atuações em 2010. "Toda adversidade motiva o Ronaldo. E ir para a Copa agora é um desafio maior do que foi em 2002, quando ele era considerado acabado para o futebol. Não queremos desrespeitar o Dunga, mas ele vai brigar muito forte", diz Mazzioti.

5. Quantos jogos ele vai aguentar fazer em 2010? Terá de ser poupado no Paulistão?

"O Corinthians pode ter até 81 jogos. Esperamos que o Ronaldo faça 45. Não dá para dizer que ele não jogará o Paulista. E se chegarmos às finais?", afirma Cruz. Em 2009, o atacante atuou em 38 dos 72 jogos do clube e fez 23 gols. "Foi um desafio enorme. Ele fez sete jogos seguidos várias vezes. Não tinha uma sequência dessa desde 2003", diz Mazzioti. "Em média, um profissional jogando de quarta e domingo faz sete jogos sem deixar o time por lesão ou suspensão", afirma Portella. A comissão técnica acha que o pulo do gato não é fazer o Fenômeno atuar muito, e sim jogar o fino.

Se for mal, Ronaldo pode conhecer a fúria da Fiel

6. Até agora, a torcida foi só festa com Ronaldo. Ele sabe que a exigência será muito maior em 2010, principalmente na Libertadores?

"Ronaldo sabe que a cobrança vai ser maior, mas a expectativa é em cima do grupo todo. Ele entendeu que precisa estar 100% em ano de centenário, Libertadores e Copa do Mundo. Conversou com a diretoria sobre se cuidar nas férias e voltar melhor fisicamente", diz Fabiano Farah, empresário do atacante. Segundo o agente, vencer a Libertadores é o principal objetivo do Fenômeno. "O Corinthians é prioridade, a seleção é consequência." Na contramão do que diz Farah, há na CBF quem aposte que Ronaldo só jogará bem até sair a convocação para a Copa. Se não for chamado, perderá motivação e cairá de rendimento. Assim, se o Corinthians chegar às semifinais da Libertadores, que só acontecerão após o Mundial, a torcida alvinegra poderá ver um Ronaldo desinteressado até dezembro. E o Fenômeno correrá o risco de ver a outra face da Fiel.

7. Ronaldo vai deixar o Corinthians no fim do ano? Vai encerrar a carreira?

Esses não são os planos do Fenômeno, segundo Fabiano Farah. A ideia é renovar o contrato até o fim de 2011 e, só então, Ronaldo penduraria as chuteiras. E a renovação do novo contrato não depende do Corinthians. O acordo do atacante com o alvinegro tem uma cláusula que dá ao jogador o direito de renovar o compromisso unilateralmente, sem depender da vontade do clube. Assim, mesmo que não jogue bem em 2010 e o Corinthians não o queira mais, ele poderá exercer a opção de continuar no Parque São Jorge. O novo contrato prevê que Ronaldo continuará recebendo 80% do que o clube arrecadar com patrocínio nas mangas da camisa e no calção. Porém, ele terá um aumento no salário fixo que recebe (400 000 reais em 2009). A diretoria não revela o valor do reajuste.

8. Em 2009, Ronaldo se contundiu mais que o normal? Ele se machuca quando cai porque está pesado?

"Todo mundo falou que o Ronaldo iria estourar o joelho desde o começo do ano, que ele estava pesado, coisa e tal. Não aconteceu nada, só lesão muscular, que é normal", diz Mazzioti. O risco de Ronaldo machucar o joelho por causa do peso é encarado pela comissão técnica corintiana como conversa de quem não entende do riscado. Ainda segundo as pessoas que cercam o jogador, não há qualquer relação das lesões que teve com suas quedas em campo."A lesão na mão não aconteceu quando ele caiu. Ele já havia batido no joelho de um adversário. Contra o Flamengo foi a mesma coisa. Não teve a ver com a queda", afirma o fisioterapeuta.

9. Na prática, como será a função de embaixador do Corinthians que Ronaldo pretende assumir ao se aposentar?

"Ele vai agir praticamente como um vice-presidente de marketing. Não se trata só de o Ronaldo usar a imagem dele para promover o clube. Ele vai sentar-se com executivos e discutir projetos e ações", afirma seu empresário. Segundo Farah, depois de encerrar a carreira, Ronaldo vai morar parte do ano em São Paulo. "Antes, o projeto do Ronaldo era se aposentar e dividir seu tempo entre Madri [onde mora seu filho] e o Rio. Mas ele adorou São Paulo e agora a ideia é ficar entre Madri e São Paulo. Ele gosta tanto da cidade que, apesar de não poder andar sem seguranças, de scooter, como fazia na Barra, prefere morar em São Paulo", revelou Farah.

Nenhum comentário:

Postar um comentário