terça-feira, 19 de maio de 2009

O semestre em 90 minutos: Inter e Fla decidem quem segue na Copa do Brasil

Campeões estaduais, clubes têm a responsabilidade de não morrer cedo na disputa nacional. Jogão começa às 21h50m (de Brasília) desta quarta

Ampliar FotoEditoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM

D'Alessandro e Juan: personagens do duelo decisivo entre Internacional e Flamengo

É como se um semestre inteiro dependesse de 90 minutos. Quase seis meses de trabalho e planejamento, 140 dias, mais de 3 mil horas na temporada, tudo passa por um jogão no Beira-Rio para Internacional e Flamengo. Ganhar Estadual é bom, é necessário, mas a torcida quer muito mais. Para dois gigantes do futebol brasileiro, a Copa do Brasil tem ares de obrigação. E um deles ficará mais perto de cumprir a meta a partir das 21h50m (de Brasília) desta quarta-feira. A casa dos colorados estará lotada para uma partida que vale muito. 

O primeiro encontro, semana passada, no Maracanã, teve empate por 0 a 0. O Flamengo joga por qualquer vitória e também por igualdade com gols. Ao Inter, resta vencer, seja qual for o placar. Novo 0 a 0 leva a decisão aos pênaltis. O adversário nas semifinais será o Coritiba, que nesta terça derrotou a Ponte Preta por 2 a 1, no Couto Pereira. Em Campinas, as duas equipes haviam empatado por 2 a 2. 

O jogo do Gigante é uma medição de forças entre a defesa do Inter, que não sofre gols há seis jogos, e o ataque do Flamengo, que resolveu colecionar gols perdidos. Apontado como melhor time do país, justamente no ano em que completou 100 anos, o Colorado diz que não é favorito a avançar na competição. No jogo do Rio, o Rubro-Negro provou que pode segurar o poderio ofensivo do trio D’Alessandro-Taison-Nilmar. Os cariocas estiveram mais perto da vitória do que os gaúchos no Maracanã. 

O GLOBOESPORTE.COM acompanha o jogão em Tempo Real, com vídeos. A TV Globo mostra para todo o Brasil, menos São Paulo, que recebe transmissão do SporTV. 

 

Veja a tabela de jogos da Copa do Brasil

 

Invencibilidade vermelha

 

A missão do Flamengo não é nada simples. O Inter não perde em casa há quase seis meses. A última derrota foi em 3 de dezembro do ano passado. O Estudiantes, da Argentina, fez 1 a 0 no tempo normal, mas o Colorado ficou com o título da Sul-Americana ao vencer na prorrogação. 

Em 2009, são 17 jogos no Beira-Rio, com 16 vitórias e apenas um empate, o 0 a 0 com o Santa Cruz na primeira rodada do Campeonato Gaúcho. O time colorado não sofre gols, em casa ou como visitante, desde 19 de abril, quando fez 8 a 1 no Caxias e conquistou o Campeonato Gaúcho. São seis jogos sem ser vazado, incluindo duelos com equipes fortes, como Corinthians, Palmeiras e o próprio Flamengo. 

 

Os números não poderiam ser mais positivos. Motivos de certeza de classificação? Para Tite, nada disso.

 

- Cada adversário, cada jogo, é sempre uma característica diferente. Estamos falando de um clássico do futebol brasileiro, de duas equipes com jogadores de seleção, de um tricampeão carioca e de um bicampeão gaúcho. Cada jogo é uma história – comentou o treinador.

 

Tite está satisfeito com o sistema defensivo vermelho, que comandada pelo goleiro Lauro, sofreu apenas 16 gols nesta temporada. As maiores preocupações estão na produção ofensiva, que caiu um pouco nos jogos da semana passada, mas já melhorou na vitória de 2 a 0 sobre o Palmeiras. O treinador não gostou do que viu contra o Flamengo e pede que a equipe evolua. 

- O Flamengo foi melhor do que o Inter no primeiro jogo. O Inter equilibrou na produção defensiva, mas o Flamengo criou mais. Temos consciência disso – afirmou. 

O Inter vai a campo contra o Flamengo com duas modificações na comparação com o primeiro jogo. O lateral-direito Bolívar e o volante Magrão, titulares absolutos, estão fora por suspensão. Danilo Silva e Rosinei entram no time. 

 

Foco nos próprios problemas

 

Presente em três finais das últimas quatro Copas do Brasil que disputou, 2003, 2004 e 2006 (em 2007 e 2008 esteve na Libertadores), o Flamengo joga contra uma série de adversidades para se manter vivo na competição. Como se não bastasse a força do adversário, aclamado como o melhor do Brasil, os cariocas enfrentam um jejum de gols do ataque que já dura três partidas e a briga entre Juan e Cuca na última segunda-feira. 

Diante de tantos problemas, o Rubro-Negro prefere deixar de lado o que acontece no rival e trabalhar para fazer a sua parte. 

- Não estamos preocupados com a forma que o Internacional vai jogar. Eles têm um grande time e um jeito próprio. Temos que nos preocupar em fazer um bom jogo, equilibrado em todos os sentidos. Vai ser extremamente difícil – disse o técnico Cuca. 

Os elogios após a atuação na primeira partida das quartas de final, no Maracanã, ficaram para trás. Para Cuca, repetir aquela exibição não será suficiente para deixar Porto Alegre com a classificação para a fase seguinte. 

- Estivemos em um dia bom no primeiro jogo, mas agora temos que estar ainda melhores. Senão a dificuldade só aumenta. Sei dos problemas que vamos enfrentar no Beira-Rio. Temos que jogar mais do que no Maracanã para passarmos adiante. 

Sobre a má fase do ataque, o treinador foi objetivo e deu o recado: 

- Vai ser preciso eficiência. Não teremos tantas oportunidades como tivemos no Maracanã. 

Para solucionar o problema da falta de gols, Cuca aposta no retorno de Zé Roberto, sacado desde a final do Estadual. O companheiro do camisa 10, porém, ainda é uma incógnita. O treinador espera por Emerson, que se recupera de lesão. Caso o Sheik seja vetado, Obina entra como titular. 

 

Ficha do jogo 

INTERNACIONALFLAMENGO
Lauro, Danilo Silva, Índio, Álvaro e Kleber; Sandro, Rosinei, Guiñazu e D’Alessandro; Taison e Nilmar.Bruno, Willians, Aírton e Ronaldo Angelim; Léo Moura, Toró, Ibson, Kleberson e Juan; Zé Roberto e Emerson (Obina).
Técnico: Tite.Técnico: Cuca.
Estádio: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS). Data: 20/05/2009. Horário: 21h50m (de Brasília). Árbitro: Paulo César Oliveira (Fifa SP). Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa SP) e Vicente Romano Neto (SP).
Transmissão: A Globo exibe a partida ao vivo para todo o Brasil, menos para o estado de São Paulo, que pode ver pelo SporTV.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 21h30m.


Nenhum comentário:

Postar um comentário